quinta-feira, 25 de abril de 2013

Laranja Mecânica (Clockwork Orange, 1971)

laranja_mecanica_poster
No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.
Diretor: Stanley Kubrick (1928-1999)
Elenco: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates, Warren Clarke, Adrienne Corri, John Clive, Carl Duering, Clive Francis, Paul Farrell, Miriam Karlin, Michael Gover, James Marcus…
Produção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick
Fotografia: John Alcott
Trilha Sonora: Walter Carlos
Duração: 137 min.
Ano: 1971
País: Inglaterra/ EUA
Gênero: Drama
Distribuidora: Warner Bros.
Estúdio: Warner Bros. Pictures / Hawk Films
Classificação Indicativa: classificação16
Previsão de Relançamento: 26 de abril de 2013
Curiosidades:
  • O filme é baseado na obra literária de Anthony Burgess.
  • Stanley Kubrick certa vez declarou que, se não pudesse contar com Malcolm McDowell, provavelmente não teria feito Laranja Mecânica.
  • Basil, a cobra, foi colocada nas filmagens após o diretor Stanley Kubrick descobrir que Malcolm McDowell tinha medo delas.
  • Stanley Kubrick propositalmente cometeu alguns erros de continuidade em Laranja Mecânica. Os pratos em cima da mesa trocam de posição e o nível de vinho nas garrafas muda em diversas tomadas, com a intenção de causar desorientação ao espectador.
  • O filme foi retirado de cartaz no Reino Unido a mando de Stanley Kubrick. Irritado com as críticas recebidas, de que Laranja Mecânica seria muito violento, Kubrick declarou que o filme apenas seria exibido lá após sua morte.
  • O segurança do então tetraplégico vítima do ataque dos Drugues é David Prowse, nada mais e nada menos que Darth Vader (corpo) na Trilogia Original de Star Wars.
  • Malcolm McDowell disse em entrevista que a cena em que dança e canta Singing in the Rainsurgiu de um improviso. Stanley Kubrick teria perguntado se ele sabia dançar e, imediatamente, Malcolm cantou a música e fez sua dança. Kubrick voltou na hora para sua casa e comprou os direitos da canção. Gene Kelly odiou sua versão.
  • Em 1972, foi indicado aos Oscars de Direção, Edição, Melhor Filme e Roteiro Adaptado.
  • Em 1972, foi indicado aos Globos de Ouro de Direção, Melhor Filme - Drama e Ator - Drama (Malcom McDowell).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...