quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Criada (La Nana, 2009)

criada_poster

Raquel (Catalina Saavedra) trabalha como empregada doméstica e babá em uma família chilena há 23 anos. Ela é aceita como "parte da família", mas ainda mora no quarto dos fundos e faz suas refeições separada dos moradores da casa. Com a intimidade que se desenvolveu ao longo das décadas, Raquel não hesita em criticar atitudes dos donos da casa e dos filhos destes, o que acaba gerando problemas com a filha adolescente. Quando os conflitos aumentam, a mãe descarta a possibilidade de demitir a empregada, preferindo contratar uma segunda ajudante, muito mais nova do que a primeira. Percebendo a diminuição de sua influência dentro do lar, Raquel fará de tudo para se impor contra a nova garota contratada.

Diretor: Sebastián Silva

Elenco: Catalina Saavedra, Claudia Celedón, Alejandro Goic, Andrea García-Huidobro, Mariana Loyola, Agustín Silva, Darok Orellana

Produção: Gregorio González

Roteiro: Sebastián Silva, Pedro Peirano

Fotografia: Sergio Armstrong

Duração: 95 min.

Ano: 2009

País: Chile/México

Gênero: Comédia Dramática

Distribuidora: Esfera Filmes

Classificação indicativa: cassificação12

Previsão de lançamento: 12 de abril de 2013

Curiosidades:

  • O longa é dedicado à empregada doméstica e babá do próprio diretor, que cuidou dele desde criança.
  • O filme conquistou cerca de 30 prêmios internacionais, entre eles o de melhor filme segundo o júri e o público em Sundance 2009. Ele também foi indicado na categoria de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, Independent Spirit Awards e National Board of Review.
  • Catalina Saavedra é uma das atrizes cômicas mais conhecidas no Chile. O diretor Sebastián Silva já tinha trabalhado com ela em seu primeiro filme, ‘La Vida me Mata’ (2007), e chamou-a novamente. Como a atriz é conhecida por sua energia e vitalidade, Silva diz que seu maior trabalho de preparação de atores consistiu em deixá-la com uma aparência mais lenta, cansada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...