Glossário

Em Construção
Aceleração - Filmagem de cenas em pequena velocidade, abaixo de 24 fotogramas por segundo. Ao serem projetados, os fotogramas produzem, em velocidade normal, movimentos mais rápidos.
Analogia - Recurso de linguagem utilizado na montagem, que estabelece uma correspondência poética, cômica ou dramática entre duas cenas.
Animação - Recurso cinematográfico baseado na filmagem quadro-a-quadro de desenhos ou bonecos , decompondo os movimentos em cada um de seus estágios para causar impressão de continuidade.
Ângulo - Ponto de vista escolhido pelo diretor para captar a cena. Todos os ângulos e movimentos da câmera são minuciosamente pensados em um filme.
Ângulo Alto - Foco da câmara na pessoa ou no objeto de cima para baixo.
Ângulo Baixo - Enquadramento da câmara de baixo para cima. Dá uma sensação de grandeza ao personagem.
Ângulo Plano - Tomada horizontal
Argumento - História criada especialmente para o cinema (argumento original) ou inspirada em fatos reais, contos, romances, peças teatrais ou outras obras (argumento adaptado).
Aúdio - Designa no cinema, e no vídeo-tape, o som e tudo o que se refere a ela, como a trilha sonora, diálogos, ruídos e musica incidental.
Background (BG) – Qualquer imagem ou som, ao fundo de uma cena. O uso mais frequente se refere à música que acompanha a movimentação dos personagens.
Back projection – Recurso que permite trabalhar com locações no próprio estúdio; os atores representam em frente a uma tela translúcida, sobre a qual se projeta, por trás, um cenário natural previamente filmado, o oposto chama-se front projection.
Banda sonora – pistas de película cinematográfica colocadas ao lado dos fotogramas, em que se gravam ruídos, diálogos, música e demais efeitos de som. Um só filme pode até ter 30 bandas sonoras, o registro de som, nesse caso, é realizado pelo processo óptico.
Barras coloridas (color bars) – Usadas para a regulação das cores, brilho e contraste no monitor.
Bump-in bumb-out - Técnica que permite fazer desaparecer um objeto ou uma pessoa da cena.
Câmara subjetiva – Recurso na qual o enquadramento se confunde com o ponto de vista de um dos personagens .
Campo – Área delimitada pelo enquadramento de um determinado plano cinematográfico.
Cena – Unidade narrativa dentro de um filme, formada por uma série de planos sucessivos.
Cenário – Reconstituição arquitetônica de determinado ambiente; recriação interna ou externa de determinada realidade.
Cenografia - Construção dos cenários de um filme.
Chroma-Key – Recurso eletrônico obtido em mesas de efeitos, que tem um resultado equivalente ao do back projection: a câmara registra a imagem colocada contra azul ou verde. Uma segunda câmara capta ás imagens que serão usadas como fundo e a mesa de efeitos sobrepõe as imagens, eliminando a cor de fundo – as imagens de funda podem estar também pré-gravadas.
Claquete (clapperboard) – pequena lousa em que se registram os dados essenciais de cada plano a ser filmado e o número de cada  uma delas. Funciona como ponto de partida para o montador identificar o início da cena e os detalhes da trilha ou banda sonora; ele sincroniza imagens, sons, ruídos e efeitos.
Clareamento - o messo que fade-in.
Close-up -  Plano ou tomada em que se enquadra no máximo a cabeça e os ombros de uma pessoa, ou qualquer tomada bem próxima de um objeto – oposto de long shot, um plano bem aberto.
Congelamento - ou freeze - A cena fica imóvel por determinado tempo.
Continuidade - Narração fluente da história de um filme, sequência lógica.
Contracampo – É o plano que se opõe ao ponto de vista que o antecede. Em sequências onde há diálogo entre dois atores, por exemplo, usa-se a alternância de planos de campo e contracampo, dando-se ao espectador ambos os pontos de vista.
Contra plongée – Designa à câmara baixa no momento de filmar. Nesta posição, ele capta a imagem de baixo para cima e serve em geral, para identificar ou engrandecer o personagem focalizado.
Copião - Primeira cópia de qualquer negativo filmado, que serve com guia de trabalho na montagem e avaliação das cenas, feitas geralmente em primeira mão pelo diretor, produtor e equipe técnica.
CorteQuando o diretor escolhe cortar o fotograma para mostrar outra cena ou mesmo tirar algum pedaço filmado.
Corte de Continuidade - Corte no meio de uma cena, retomando logo a seguir a mesma cena em outro tempo.
Cortina - Tipo de corte pelo qual a imagem que entra em quadro parece empurrar a anterior. 
Crabbing - Qualquer movimento irregular do 'dolly', carrinho em que se movimenta a câmara. O crab-dolly move-se em qualquer direção.
Créditos - Geralmente, mostrada no final da produção, identifica as pessoas que trabalharam no filme.
Crominância -  Medida que designa a intensidade da cor do televisor.
Definição - Nível de nitidez da imagem. Pode depender de vários fatores, sendo o principal deles a quantidade de linhas horizontais que compõem a área luminosa da tela.
Desenho animado - Modalidade cinematográfica baseada na animação, geralmente destinada ao público infantil.
Direito autoral - Propiedade temporária ou permanente do autor ou seus descendentes sobre obra por ele produzida em relação à sua publicação reprodução, adaptação, execução, venda e distribuição.
Diretor - Profissional que orienta toda a equipe técnica e  artística durante a eleboração de um filme , desde o planejamento até o acabamento, passando pela etapa de filmagem. E ele é o responsável pelo resultado final.
Display - Termo usado para  designar a tecla da câmara de vídeo que aciona para o início da gravação.
Distribuidora - Empresa que adquire o direito de comercialização de filmes e é responsável pela copiagem .
Dolly -  Espécie de carrinho que se pode mover a câmara durante as filmagens , normalmente montado sobre  trilhos. O termo também é usado para designar o tipo de movimento no qual a câmara se afasta ou se aproxima do objeto enquadrado.
Dunning - Recurso fotográfico que permite justapor duas ou mais imagens a uma outra, desde que sejam em preto-e-branco.
Dikstraflex - Câmera controlada por computador, sendo seu principal desenvolvedor John Dykstra e possue sistema controlado permitindo vários tipos de movimento como roll, pan, tilt, swing, boom, pista, atravessar, foco, motor, controle de obturador e a duplicação de vários takes.
Edição - O equivalente, em videotape, à montagem cinematográfica.
Efeito Especial - Recurso em geral, espetacular e fantasioso, concebido por especialistas com o objetivo de enriquecer o aspecto visual e excitar a imaginação dos expectadores. Diferenciam-se, de modo geral, das trucagens, por envolver procedimentos de filmagem anteriores ao estágio do laboratório.
Elipse - Recurso de linguagem que permite sugerir a passagem do tempo por meio de um corte na narrativa.
Escurecimento - O mesmo que Fade-out.
Fade-in - Recurso no qual uma imagem aparece gradualmente da mais completa escuridão até sua definição total na tela - oposto de fade-out.
Fade-out - Recurso no qual uma imagem na tela desaparece gradualmente  até a escuridão total - oposto de fade-in.
Prequel - é o nome dado a uma filmagem a partir de fatos anteriores ao do primeiro filme da série.
Spin-off - é um filme, série ou vídeo game, que se originou de outro filme, pode-se tratar também de um personagem.
Spoiler - contar algo que estraga a surpresa do filme.

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