sexta-feira, 28 de junho de 2013

Hannah Arendt (2012)

Hannah-Arendt_poster
Hannah Arendt (Barbara Sukowa) e seu marido Heinrich (Axel Milberg) são judeus alemãos que chegaram aos Estados Unidos como refugiados de um campo de concentração nazista na França. Para ela a América dos anos 50 é um sonho, e se torna ainda mais interessante quando surge a oportunidade dela cobrir o julgamento do nazista Adolf Eichmann para a The New Yorker. Ela viaja até Israel, e na volta escreve todas as suas impressões e o que aconteceu, e a revista separa tudo em 5 artigos. Só que aí começa o verdadeiro drama de Hannah: Ela mostra nos artigos que nem todos que praticaram os crimes de guerra eram monstros, e relata também o envolvimento de alguns judeus que ajudaram na matança dos seus iguais. A sociedade se volta contra ela e a New Yorker, e as críticas são tão fortes que até mesmo seus amigos mais próximos se assustam. Hannah em nenhum momento pensa em voltar atrás, mantendo sempre a mesma posição, mesmo com todo mundo contra ela.
Direção: Margarethe Von Trotta
Roteiro: Margarethe Von Trotta, Pam Katz
Elenco: Axel Milberg, Barbara Sukowa, Claire Johnston, Friederike Becht, Gilbert Johnston, Harvey Friedman, Janet McTeer, Julia Jentsch, Klaus Pohl, Megan Gay, Michael Degen, Nicholas Woodeson, Nilton Martins, Sascha Ley,Tom Leick, Ulrich Noethen, Victoria Trauttmansdorff
Produção: Bettina Brokemper, Johannes Rexin
Fotografia: Caroline Champetier
Montador: Bettina Böhler
Trilha Sonora: André Mergenthaler
Estúdio: Amour Fou Luxembourg / Heimatfilm / MACT Productions
Duração: 113 min.
País: Alemanha / França / Luxemburgo
Gênero: Drama
Distribuidora: Esfera Filmes
Classificação Indicativa: N/D
Previsão de Lançamento: 05 de julho de 2013
Curiosidades
  • Hannah Arendt foi uma filósofa política de grande influência no século XX. Alemã de origem judaica, ela se mudou para os Estados Unidos em 1940 e ficou conhecida por seu estudo da "Banalidade do mal", conceito descrito no seu relatório sobre o julgamento criminal do oficial nazista Adolf Eichmann. Arendt também se aprofundou na pesquisa da revolução, do totalitarismo, da cultura e da modernidade.
  • Para entrar no mundo de Hannah Arendt, a diretora Margarethe Von Trotta leu suas obras e correspondências, e também coletou testemunhos sobre a filósofa.
  • A diretora Margarethe Von Trotta decidiu mesclar imagens de arquivo com novas filmagens da produção, para melhor representar o processo criminal de 1961.
  • "Banalidade do mal" é um conceito desenvolvido por Hannah Arendt no seu relatório durante o processo criminal contra o oficial nazista Adolf Eichmann, realizado em 1961. O conceito gerou grande polêmica e foi considerado por muitos como uma justificativa para as atrocidades cometidas por Eichmann. Na verdade, a filósofa tentava compreender os atos do oficial, revelando que este cometia tal violência sem fazer nenhuma pergunta, por obediência.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...