Em menos de quinze anos, 50% a 90% das abelhas desapareceram do globo terrestre. Os agrotóxicos e eventuais predadores contribuem certamente para o fenômeno, mas nada justifica uma queda tão brusca no número destes insetos. O documentário investiga a responsabilidade dos homens no desaparecimento das abelhas, lembrando que sem a polinização feita por elas, até 80% das frutas e legumes podem sumir da face da Terra. Mesmo Einstein já tinha dito que sem esses animais, o ser humano sobreviveria no máximo quatro anos.
Ficha Técnica
Direção: Markus Imhoof
Roteiro: Kerstin Hoppenhaus, Markus Imhoof
Produção: Helmut Grasser, Markus Imhoof, Pierre-Alain Meier, Thomas Kufus
Fotografia: Attila Boa, Jörg Jeshel
Montagem: Anne Fabini
Trilha Sonora: Peter Scherer
Estúdio: Allegro Film / Ormenis Film / Thelma Film AG / Zero One Film
Duração: 95 min.
País: Alemanha / Suíça / Áustria
Gênero: Documentário
Distribuidora: Imovision
Classificação Indicativa: (Ministério da Justiça)
Previsão de Lançamento: 27 de setembro de 2013
Lançamento nas Locadoras: 10 de abril de 2014
Mais Informações
- Mais que Mel venceu o prêmio de melhor documentário no Swiss Film Prize, German Film Awards e Bavarian Film Awards. O filme também recebeu o prêmio de melhor direção de som na Viennale, e ficou em segundo lugar no prêmio do público no festival de Palm Springs.
- Entre as várias denúncias ecológicas feitas pelo filme, o diretor Markus Imhoof destaca o uso abusivo de abelhas para aumentar a produtividade dos agricultores. Ele compara o seu filme ao clássico de Charles Chaplin sobre o trabalho excessivo, em cadeia: "É como Tempos Modernos, mas contado com abelhas".
- O diretor insiste que as personagens principais do filme são as abelhas, e para dar a importância que merecem, ele usou todos os recursos disponíveis das produções de ficção, incluindo os planos próximos, ou os movimentos de câmera como os travellings e as panorâmicas em torno das colmeias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário