Cuca é um menino que vive em um mundo distante, numa pequena aldeia no interior de seu mítico país. Sofrendo com a falta do pai, que parte em busca de trabalho na desconhecida capital, sofre semanas de angústia e lembranças confusas.Até que, numa determinada noite, uma lufada de vento arromba a janela do quarto e carrega o menino para um lugar distante e mágico, um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação, que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.
Ficha Técnica
Direção: Alê Abreu
Roteiro: Alê Abreu
Elenco: Emicida, Lu Horta, Marco Aurélio Campos, Melissa Garcia, Naná Vasconcelos, Vinicius Garcia
Produção: Tita Tessler
Montagem: Alê Abreu Trilha Sonora: Ruben Feffer, Gustavo Kurlat
Estúdio: Filme de Papel
Duração: 80 min.
País: Brasil
Gênero: Animação
Distribuidora: Espaço Filmes
Classificação Indicativa: (Ministério da Justiça)
Previsão de Lançamento: 17 de janeiro de 2014
Lançamento nas Locadoras:
Mais Informações
Segundo longa metragem de Alê Abreu, mesmo diretor de ‘Garoto Cósmico’ (2007), que também já havia dirigido três curtas de animação: Sirius, Espantalho (1998) e Passo.
Menino e o Mundo originalmente era um documentário animado e se chamaria Canto Latino. A mudança veio com o surgimento do personagem Cuca entre as anotações do diretor e, na sequência, veio a história.
Diferente do traço de Garoto Cósmico, os personagens em Cuca no Jardim são seres inventados, geométricos e o desenho é mais espontâneo, como são os traços de uma criança, despretensioso, quase primitivo.
Os desenhos da animação foram feitos diretamente com lápis coloridos, giz de cera, pastel e canetinha, não havendo desta forma separação entre desenho e pintura na hora da produção.
Em outro momento, são usados colagens de recortes de jornais e revistas formando os objetos, roupas, construções, detalhes engraçados dos personagens (um nariz, seios ou coxas). Os barracos da favela, por exemplo, são construídos com recortes de anúncios publicitários e revistas de fofoca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário