Um casal de idosos deixa sua filha no campo para visitar os outros filhos em Tóquio, cidade que eles nunca tinham ido. Porém os filhos os recebem com indiferença, e estão sempre muito atarefados para terem tempo para os pais. Apenas a nora deles, que perdeu o marido na guerra, parece dar atenção aos dois. Quando a mãe fica doente, os filhos vão visitá-la junto com a nora, e complexos sentimentos são revelados.
Ficha Técnica
Direção: Yasujirô Ozu
Roteiro: Kôgo Noda, Yasujirô Ozu
Elenco: Chishû Ryû, Chieko Higashiyama, Setsuko Hara, Haruko Sugimura, Sô Yamamura, Kuniko Miyake, Kyôko Kagawa, Eijirô Tôno, Nobuo Nakamura…
Produção: Takeshi Yamamoto
Fotografia: Yûharu Atsuta
Montagem: Tatsuo Hamada
Trilha Sonora: Takanobu Saito
Estúdio: Shôchiku Eiga
Duração: 135 min.
País: Japão
Gênero: Drama
Distribuidora: Esfera Filmes / Europa Filmes
Classificação Indicativa: N/I
Previsão de Relançamento: 17 de janeiro de 2014
Relançamento nas Locadoras:
Mais Informações
Apesar de ter sido feito no início dos anos 50 junto com outros filmes japoneses, que hoje em dia são considerados clássicos (Rashomon, Ugetsu monogatari e Gate of Hell), esse não foi lançado nos Estados Unidos até 1964, época em que Yasujiro Ozu já estava morto. No Brasil, o filme só foi lançado em 2005.
Yasujiro Ozu e seu colaborador de longo tempo Kogo Noda passaram 130 dias no interior de Chigasaka trabalhando no roteiro. Depois disso, gravaram e editaram o filme em um curto espaço de tempo, ou seja, o filme foi todo produzido em apenas 4 meses.
O negativo original foi perdido logo após o filme ser completado, por causa de um incêndio no seu laboratório na cidade de Yokohama.
Votado como o sétimo melhor filme dos 100 Maiores Filmes de Todos os Tempos, em novembro de 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário